Decoração, 10 dicas para decorar quartos de criança.

Postado por: admin | Dicas de Decoração | sexta-feira 6 julho 2012 17:11

1. Qual o primeiro passo que devo tomar para pensar na decoração do quarto de meus filhos? O que é mais importante: segurança, conforto, estímulo para estudar, espaço para brincar?
R: Tudo depende da idade das crianças, mas de um modo geral todas as variáveis acima devem ser levadas em conta.

2. Quais as cores recomendadas para decorar o quarto de crianças, sendo que tenho um casal? Como personalizar o espaço para agradar aos dois?
R: Os papéis de parede decorados são muito bonitos e práticos, podendo ser aplicados em meia parede apenas com barrado decorativo reservando a parte superior para um tom único, o que pode ou não incluir o teto.
Vale a pena ousar: os tons suaves do verde (conhecido por erva-doce) e do amarelo são muito interessantes e permitem a decoração no caso de quartos para um casal de crianças.

3. O que é imprescindível na decoração do quarto do bebê? Posso inovar com cores e materiais, cama ao invés de berço?
R: Não há regras para a decoração do quarto do bebê. Há casais que preferem quartos clássicos com berços, tules e babados que descem do teto, mas será que não dá para fugir do trivial e criar um ambiente que acompanhe o estilo do casal? Há lindos quartos de bebê em preto e branco, em tons de madeira, e até mesmo em prata ou ouro.

4. Quais materiais são recomendados nos quartos de criança? Antialérgicos? Laváveis?
R: Os materiais antialérgicos são muito bons. Opte por carpetes, cortinas, travesseiros e tudo mais da linha dos antialérgicos. No caso dos papéis de parede e da faixa etária dos 3 aos 7 anos, escolha papéis laváveis, alguns já possuem espaço para riscar e rabiscar.

5. No quarto das crianças devo colocar o computador? Ou é melhor colocar em outro lugar para que eu possa controlar o que meus filhos acessam?
R: Televisão, aparelho de som e telefone estão sendo substituídos pouco a pouco pelo computador, que tudo congrega. É difícil saber quando deve se iniciar o contato das crianças com as máquinas, mas uma regra é certa, não devemos impedir seu convívio.

6. Tenho um quarto e dois filhos de idades bem diferentes, um ainda pequeno e o outro quase adolescente; dá para conciliar os estilos e agradar ambos?
R: Essa tarefa é bem difícil, mas opte pelo estilo do adolescente; o filho menor se sentirá “maiorzinho” e se adequará mais facilmente a um estilo mais contemporâneo, com fotografias, colchas e edredons com estampas de rock, acrílicos e outras possibilidades. Fazer o inverso é quase impossível, nem mesmo com uma dupla de irmãs.

7. Como posso calcular um espaço no quarto dos meus filhos para os livros e materiais de estudo? Há alguma idéia para melhor guardar os materiais e mesmo fazer uma pequena biblioteca?
R: Os livros estão cada vez mais raros nas casas e apartamentos, mas deve-se garantir uma pequena biblioteca de referência. Dicionários, enciclopédias, alguns clássicos nacionais e internacionais, revistas e livros de arte, e até mesmo manuais de orientação sexual são um bom referencial e devem ficar acessíveis em estantes, protegidos de preferência por portas de vidro que impedem a poeira e permitem o acesso fácil.

8. Meu filho quer colocar um home theater no quarto dele, a partir de quanto de espaço isso é viável?
R: É muito difícil conseguir um bom projeto de home em quartos, pois tudo depende da posição da pessoa para assistir a seus programas. Há pessoas que não conseguem ver televisão deitadas, outros preferem cadeiras confortáveis ao lado da cama. Aconselha-se 3m de distância para telas com mais de 37 polegadas.

9. Como posso ter espaço no quarto de meus filhos para os coleguinhas que querem passar a noite em casa? É uma boa idéia usar sofá cama?
R: O uso das bicamas resolve bem isso, mas se existir a possibilidade de acomodar o visitante num outro quarto, numa cama de hóspedes ou sofá cama, será melhor para o conforto de ambos. Claro que o compartilhar o mesmo quarto faz parte da idéia da visita, principalmente para os filhos únicos que sempre sonham em ter um irmão para trocar idéias e brincar até tarde.

10. Grade na janela ou rede de proteção, o que é mais seguro para evitar acidentes nas janelas?
R: As grades são mais rígidas, mas as redes são de instalação mais fácil e menor custo, além disso, no caso de apartamento é necessário consultar as regras do condomínio. Vale conferir se as redes são bem instaladas e se são de difícil distensão impedindo a passagem de partes do corpo da criança e até mesmo dos animais domésticos, que podem ficar presos a ela ou se projetar para fora do ambiente.

Fonte: Reforma Fácil

 



Não tem comentários »

Ainda não há comentários.

RSS dos comentários deste post. TrackBack URI

Deixe um comentário